Total de visualizações de página

sábado, 26 de janeiro de 2013

Nostalgia: Dofus

[ATUALIZADO PARA FUTURA VERSÃO 2.11]
Olá Galera,

Hoje eu resolvi experimentar uma nova sessão aqui do nosso blog e abrir logo a sessão Nostalgia. As sessões Nostalgia, como já diz o nome irão tratar de jogos ou seriados que falam sobre memórias do passado. Hoje quero falar sobre um MMO que muito já joguei e hoje me bateu aquela vontade de voltar a jogar. O nome do jogo é Dofus.

Recentemente andei jogando o jogo Final Fantasy Tactics A2. Para quem conhece o jogo sabe que se trata de um jogo de Turn-Based Strategy (Estratégia baseado em turnos). Para aqueles que não conhecem Final Fantasy Tactics, você está perdendo um dos melhores jogos de todos os tempos e por isso, pare de ler agora e vá atrás deste jogo. Mas bem, o que FF Tactics tem haver com isso? Acontece que Dofus é um jogo de estilo muito semelhante, pois se trata também de um Turn-Based Strategy, só que desta vez online.

Quando joguei este jogo, ainda estava em uma versão de Flash muito pobre e jamais tinha ideia de que o jogo um dia seria tão grande quanto é. Era um jogo muito simples, mas que chamou a minha atenção justamente por ser leve e de um estilo tão grandiosamente semelhante ao meu querido FF Tactics.



No começo eram 12 Classes e cada uma pertencente a um tipo de raça diferente. Porém as classes não são suas classes típicas de jogos de MMORPG. Não temos Cavaleiros, Magos, Gatunos, Arqueiros e afins. O que temos são classes que tem um estilo parecido com as a qual acabei de citar. As 12 classes originais são:

Cra - São arqueiros por natureza e praticamente todas as suas habilidades funcionam a tal modo que beneficie o ataque a distância. Uma das maiores vantagens dos Cras é a possibilidade de possuir mais de um elemento (Fogo, Terra, Ar ou Água) a seu favor. Possuem inúmeras habilidades capazes de manipular os inimigos (Retirando seus Pontos de Ação e de Movimento, diminuindo o alcance, empurrando, ...) e possuem boa versatilidade quando se trata do estilo de personagem que você gostaria de ter, seja para jogar em PvP (Player vs. Player) ou PvM (Player vs. Monsters). São capazes de um dano muito bom, mas quando os inimigos se aproximam tendem a cair facilmente se não sabem controlar a situação (típico de toda classe arqueira de qualquer jogo).


Ecaflip - A origem da classe era pra ser algo no estilo "Apostador". Isso porque basicamente a classe era destinado àqueles que se sentissem meio sortudos. As habilidades podiam dar danos muito altos ou muito baixos, poderiam machucar ou curar um inimigo, poderiam prejudicar o oponente ou você mesmo. Porém com o tempo a classe se tornou menos sobre sorte e mais sobre como efetivamente usá-la, dependendo menos da sorte. Com isso a maioria dos jogadores criam seus Ecaflips destinados a danos mais estáveis. Esta classe pode ser agressiva assim como pode ser mais passiva, ajudando o seu time com curas e pequenos buffs. Possuem dano muito bom e alcance médio-curto.

Eniripsa - Se você está procurando por uma classe de suporte, esta é a classe que você procura. São excelentes curandeiros possuindo várias habilidades de cura e portanto curando melhor do que ninguém. Porém, como costuma ser toda classe suporte, não são os melhores na arte do combate. Todavia, não pense você que são fracos, apenas não a melhor classe para se focar em dar dano. Apesar disto, muito dos tops de servidores são Eniripsas. Possuem leve versatilidade podendo focar em até três elementos (Fogo, Água e Ar), mas geralmente são focados no elemento Fogo, pois melhora a cura.


Enutrof - Essa é a classe daqueles que querem ficar o mais rico possível. Eu sei que se parecem com velhinhos, mas estes velhinhos são bons de combate. Muitos os caracterizam como uma classe apenas para conseguir lucrar mais rápido, mas eu tenho certeza que muitos jogadores também descordariam. Ele pode até não ter um dos danos mais altos no jogo, mas a habilidade de combinar dano com controle de mapa, faz dele um ótimo combatente. Geralmente são ligados ao elemento Água, mas alguns poucos jogadores procuram explorar os outros elementos desta personagem. São muito parecidos com Cra em alcance e controle, mas com danos não tão altos e com melhor combate quando próximos.

Feca - Para todos aqueles que gostam de jogar com classes que possam tankar para seus amigos, esta é a sua classe. Capazes de mitigar (sustentar, diminuir) dano como ninguém mais no jogo são extremamente úteis em grupo. Porém seu dano até leveis mais altos é algo com que o jogador tem que sofrer. O interessante porém é que esta classe não é associada a fortes armaduras ou coisas do tipo. Se pudéssemos ser capazes de descrevê-lo fisicamente, seria mais algo parecido com um mago. É capaz de controlar bem os movimentos do inimigo e portanto é temido muitas vezes no PvP. Mas no PvM também não deixa a desejar, aguentando bem os monstros enquanto consegue dar um dano razoável.

Iop - Sabe como em todo jogo existe aquela classe cujo objetivo principal é aumentar o dano, sustentar um bom dano e machucar seriamente os inimigos? Os famosos guerreiros, tão simples de serem compreendidos em qualquer jogo são justamente estes Iops. São personagens de ataque em alcance curto ou médio, mas geralmente focam em danos a curto alcance. Podem ser de diferentes elementos (Terra, Fogo ou Ar), mas geralmente focam em Terra, pois os seus feitiços mais poderosos são deste elemento (e também pelo fato de que os outros elementos saem muito caro no final). São os mais populares em praticamente todo servidor devido a facilidade de sua jogabilidade que consiste em se buffar, correr para cima do inimigo e esmagá-lo o mais rápido possível.


Osamodas - A classe Osamodas é a classe perfeita para todo jogador que gosta de pets. Já pensou em batalhar contra inimigos enquanto controla o seus próprios monstrinhos? Esta é a classe ideal para você caso seja justamente isto que deseja. O poder de controlar seu próprio pequeno exército de monstros enquanto os cura, aumenta seus danos e dá seus próprios buffs se reserva a esta classe. Isto claro não quer dizer que eles não possuem dano próprio. Na verdade a classe tem um dos melhores danos em área do jogo, podendo portanto liberar suas criaturas no campo enquanto soca os monstros inimigos com seus feitiços. Porém se morrerem, suas criaturas morrem também, e por este motivo geralmente tendem a se manter o mais afastado do inimigo o possível, enquanto mantém uma certa proximidade de suas próprias criaturas.

Pandawa - Sinceramente não conheço classe mais útil no quesito controle de mapa. Empurra, puxa, vai pra um lado, vai pro outro, você se sente uma marionete quando batalhando um Pandawa. Com tudo isso a sua disposição, são naturalmente personagens complexos para uma pessoa de primeira viagem pelo jogo. É extremamente versátil podendo ser construído com base em todos os elementos (Fogo, Terra, Ar e Água) ou em até dois elementos ao mesmo tempo. Seu dano, baseado no elemento qual o jogador escolher, pode ser alto, mas você pode preferir reduzir um pouco o dano para se tornar um elemento mais tático (e consequentemente mais difícil de se encarar no PvP). Antigamente era uma classe exclusiva para pagantes, e por este motivo não é uma das classes mais populares do jogo. Pandawas também possuem altas resistências.

Sacrier - Este, assim como o Feca, é um dos, se não o melhor, Tank do jogo. Capaz de aguentar mais dano do que ninguém, o Sacrier é uma classe com uma quantia expressiva de PVs (Pontos de Vida) e é capaz de converter todo o dano que recebe em aumento de dano para si próprio. Ou seja, quanto mais você bater nele, mais forte ele fica. Seus danos variam entre medianos e altos. São extremamente difíceis de serem derrubados em PvP e enormemente úteis em PvM, sendo capazes de tankar vários monstros ao mesmo tempo. Podem ser de diversos elementos, mas sempre focam mesmo é na Vitalidade.

Sadida - Não sei se chamamos este de homem das cavernas ou homem da floresta, o fato é que esta classe se trata de um ser peludo pela face inteira capaz de invocar bonequinhos de vudu e as forças da natureza para causar danos aos inimigos. Geralmente são bem recebidos em grupo devido à um de seus feitiços que tira um bom dano em uma área bem expressiva, mas também pela sua utilidade em curar amigos e aumentar seus PMs (Pontos de Movimento). Podem, além de dar bons danos, reduzir os buffs dos inimigos e ainda proteger os aliados. Bons em PvP e ótimos em PvM, se você gosta de uma classe capaz de fazer bem os dois papéis, o Sadida é uma boa escolha.

Sram - Todo jogo de RPG online (pelo menos todos que conheço) possuem aquela maldita classe que parece que foi feita para o PvP. O Sram é justamente a arma letal nisto. Capaz de ficar invisível, envenená-lo, colocar armadilhas pelo campo, criar um clone de si mesmo (ainda que o clone tenha a única função de prender o adversário em seu lugar e não atacá-lo) e ainda do nada surgir atrás de você, este cara é o perfeito assassino. Não que isto quer dizer que ele não seja útil em PvM. Em verdade ele é, dando bons danos em área inclusive, mas é que ele realmente brilha no PvP, sendo considerado por muitos OP (Over Power - Poderoso Além do Limite) no PvP devido aos seus feitiços serem tão úteis neste modo de jogo.

Xelor - Quer ver seus inimigos se tornarem meros inúteis em batalha? Quer vê-los te xingar quando forem reduzidos a meras estátuas no meio da batalha? Esta é a classe para você. Xelors nunca foram os Reis do Dano, mas quando se trata de controle de personagens, esta classe incontestavelmente é superior a todas as outras. Outra classe que no PvP dá uma baita dor de cabeça. Costumam evoluir mais rápido que as outras classes, pois precisam mais do atributo Sabedoria do que qualquer outra classe. Xelors, para melhor controlarem os seus inimigos, mais sábios precisam ser. Seus elementos podem ser Fogo, Ar, Água e Terra, mas seus danos, seja qual for o elemento, são bem variáveis de acordo com os itens que equipar e com o dinheiro que tiver para investir neste rapazinho.

Bem, isto cobre as 12 classes originais. Essas eram as classes jogáveis antes de Dofus evoluir para a sua segunda versão, o Dofus 2.0. O famoso Dofus 1.29 ainda leva lágrimas aos olhos de muitos veteranos que acreditam que o jogo estava perfeito nesta versão. Após a versão 2.0, agora já na versão 2.11*, temos mais três classes, são estas:

Roublard - Classe extremamente tática capaz de utilizar bombas para causar dano a todos inimigos que se atreverem a passar ou pisar na linha entre elas. Porém seu dano só será bem acionado se o jogador for esperto e souber justamente como controlar os movimentos de suas bombas e do inimigo para que consiga vencê-lo. Os jogadores mais inexperientes não costumam se agradar com esta classe, pois ela tem um certo grau de complexidade um pouco maior que as outras classes do jogo. Já os jogadores que se especializam na classe sabem bem controlar seus adversários, seja monstro ou jogador, e portanto alcançam danos não imagináveis. São também versáteis, podendo utilizar diversos elementos, inclusive em alguns casos mais de um elemento na mesma personagem.

Steamer - A classe mais recente do jogo (saiu no final de ano de 2012) ainda vem cheia de mistérios. Capazes de utilizar torres para combater, esta classe ainda está sendo melhor explorada e divide opiniões. Alguns acreditam que nas mãos corretas são capazes de fazer um estrago  já outros dizem que a classe ainda se encontra relativamente mais fraca quando comparado as outras classes e portanto precisa de umas melhoras nesta parte. Mas algo que não dá para descordar é que a classe, assim como a classe Pandawa, é capaz de controlar bem o campo. Suas torres podem curar, atacar, empurrar e puxar os inimigos, deixando os doidinhos sem saber exatamente o que fazer. Podem trocar de lugar com o inimigo, pularem de encontro as suas torres e empurrar os inimigos para longe. Porém, tudo isto requer um pouco de prática e conhecimento de suas habilidades para melhor explorar. São versáteis e podem mesclar elementos ou utilizar um único entre Terra, Fogo e Água.

Zobal - Uma classe de elementos imprevisíveis. Esta classe, muito diferente de quase todas as classes do jogo, é capaz de mudar seu estilo de combate no meio do combate. Utilizadores de Máscaras, mudam sua aparência para melhor se adequarem ao combate passo à passo. Por vez usam sua Máscara Psicopata para causarem sérios danos à seus adversários, ou sua Máscara Clássica para segurar seus inimigos no lugar, ou sua Máscara Covarde para se esquivar dos inimigos. Assim como as últimas duas classes novas citadas, são versáteis podendo usufruir de até três elementos (Terra, Ar e Água), mas geralmente são encontrados em apenas dois dos três, Terra e Ar, devido ao seu dano e custo. Ótimos em PvP e muito bons em PvM, são, assim como o Roublard, personagens que na mão certa podem causar um bom estrago.

Estas últimas três classes porém, não são tão populares (assim como a Pandawa), mas aos poucos vão conquistando os corações dos jogadores. Bem, você provavelmente já deve estar tendo uma ideia de como funcionam as classes dos jogos e ter entendido que as classes estão relacionadas a raça, sendo as duas a mesma coisa. Como podem ver portanto não temos as famosas classes de MMORPGs, mas temos 15 classes bem interessantes, cada uma com seu próprio estilo de jogo e nenhuma tendo apenas um.

Agora que você já entende um pouco melhor as classes do jogo, acho que as dúvidas caem sobre como funcionam as batalhas, o que o jogo tem mais a oferecer, como são os mapas, entre outras dúvidas, não? Bom, por que não começamos explicando sobre como funcionam os atributos, os elementos e combate? Bom, vamos falar sobre atributos e elementos então.

Características e Elementos

Existem 6 atributos, ou melhor características, ao total no jogo, são estes:
Vitalidade - Cada ponto aqui aumenta 1 PV (Ponto de Vida) de sua personagem (exceto Sacriers que ganham 2 PVs por ponto distribuído). Não é associado a nenhum elemento.
Sabedoria - Esta característica faz duas coisas: Aumenta a experiência ganha por 1% por ponto gasto; Aumenta sua resistência ao roubo de PMs (Pontos de Movimento) e PAs (Pontos de Ação). Não é associado a nenhum elemento.
Força - Cada ponto lhe dá 5 Pods (Capacidade de carga). Aumenta o dano de Feitiços do elemento Terra.
Inteligência - Aumenta seus Pontos de Cura em .5% por ponto e a eficácia de alguns Escudos (não os itens, mas sim os Feitiços que causam o efeito Escudo, mas não os Escudos da classe Feca). Aumenta o dano de Feitiços do elemento Fogo.
Sorte - Aumenta sua Prospecção em 1 a cada 10 pontos. Aumenta o dano de Feitiços do elemento Água.
Agilidade - Aumenta sua Chance de Esquiva e Trava em 1 a cada 10 pontos e suas chances de Crítico. Aumenta o dano de Feitiços do elemento Ar.
Como vocês já notaram, cada característica é associada a um elemento (tirando Vitalidade e Sabedoria). Isto quer dizer que quanto mais pontos você tiver naquela respectiva característica, mais dano dará utilizando um Feitiço de seu elemento associado. Entendendo melhor agora? Ótimo, mas ainda falta entender algumas outras coisas essenciais para o jogo. Como você pode ver ali na imagem com as Características de uma personagem nível 25, existem outras características que devemos levar em conta. São estas:

Pontos de Vida - Abreviado para PV, é a quantidade de vida que sua personagem tem atualmente e ao total.   Em um combate quando seus Pontos de Vida acabam, sua personagem morre. 
Pontos de Ação - Abreviado para PA. Toda ação que você faz durante combate em Dofus requer um ou mais Pontos de Ação. O número de Pontos de Ação que sua personagem tem, vão marcar o número de ações (de acordo com seus custo, é claro) que você poderá fazer em cada um de seus turnos. 
Pontos de Movimento - Abreviado para PM. Marca o número de quadrados que sua personagem pode andar antes de terminar seu turno. 
Iniciativa - Abreviado para Ini. Antes de dar início a uma batalha os jogadores escolhem suas posições e o jogo determina os turnos através da Iniciativa de cada um. Vale notar aqui porém que a Iniciativa só serve mesmo no começo da batalha e não quer dizer que com mais Iniciativa você poderá ter mais turnos que seu adversário. Outro ponto importante é que mesmo que você e seu amigo que estão na batalha tenham mais Iniciativa que o monstro inimigo (digamos que sua personagem tem 1000 de Iniciativa, seu amigo 800 e o monstro 300), o monstro ainda será o segundo na linha dos turnos, pois o jogo funciona como um Xadrez, cada um tem seu turno por vez. 
Prospecção - Abreviado para PP. Todos começam com 100 de Prospecção. Em Dofus, para derrubar itens de monstros você é exigido ter uma quantia miníma de Prospecção para determinados itens. Você pode aumentar sua Prospecção com itens e a característica Sorte, mas a maneira mais eficiente é montar um grupo, pois as Prospecções dos membros do grupo se adicionam. Ou seja, se você tem 105 de Prospecção e os outros 7 membros do seu grupo tem 100 de Prospecção cada, então juntos vocês tem 805 PP. Desta maneira você conseguirá pegar itens que só poderiam cair com uma prospecção de 800 por exemplo. (Vale notar que isto é um elemento interessante do jogo, pois impulsiona os jogadores a interagirem e formarem grupos para poderem conseguir determinados itens)
Alcance - Abreviado para AL. Determinados feitiços (e não armas) possuem o alcance ajustável (não fixo) e podem diminuir ou aumentar dependendo de seus pontos em Alcance ou de determinados buffs e debuffs. Cada ponto aqui lhe permite que este feitiço alcance um quadrado a mais. 
Invocações - No jogo você poderá ter feitiços que invocam alguma criatura para lutar para você, mas o máximo de criaturas que você pode ter ao mesmo tempo durante o combate é determinado pelos pontos em  invocações que você tem. 

Faltaram então as barras que estão acima das características. A primeira, a barra de Energia, marca a quantidade de Energia que sua personagem tem. Cada vez que você perde (e não necessariamente morre) uma batalha, sua personagem perde Energia. Se esta Energia chegar a 0, sua personagem se tornará uma alma a vagar pelo mundo de Dofus até ser ressuscitada. Para ressuscitar basta sua personagem ir até uma estátua da Fênix que esteja mais próxima e clicar nela. Não se preocupe, você não perde nada além de tempo com isto. Mas, se você quer evitar se tornar um fantasma, você pode utilizar itens consumíveis que restauram uma quantia de Energia ou você poderia deslogar sua personagem que irá recuperar com o tempo a Energia perdida (vale notar que ficar logado na mesma conta, porém com outra personagem também funciona). A segunda, a barra de Experiência, marca o quanto de experiência que sua personagem possui e quanto de experiência falta para o próximo nível. Toda vez que você avança um nível você ganha 5 pontos para gastar nas nas 6 Características principais e 1 Ponto de Feitiço, para aprimorá-los. É ganhando níveis que você habilita os feitiços mais poderosos de sua classe, também. 

Bom, acredito que isto cobre esta parte. Existem também as características avançadas, mas estas ficam para uma outra hora, o negócio agora é falar do jogo. Agora que você já sabe melhor sobre as 15 classes e sobre as principais características do jogo, vamos falar sobre batalhas e como elas funcionam.

Batalhas

As batalhas em Dofus, como já foi mencionado, são dadas em turnos. Antes da partida começar você irá escolher aonde pretende iniciar o combate e já poderá saber quem será o primeiro a atacar, assim como os próximos também. Para escolher o local em que você iniciará sua batalha você e seu adversário terão 90 segundos para escolher seu lugar no campo de batalha. Mas a qualquer momento você pode escolher seu lugar e clicar no botão de Iniciar para já marcar seu lugar. Em uma luta PvM os monstros já iniciam em seus devidos lugares e aí basta você escolher seu lugar, clicar no botão e iniciar o combate.

Em seu turno você poderá se movimentar de acordo com o seu número de PMs e realizar um número de ações de acordo com sua quantidade de PAs. Cada ação do jogo requer uma certa quantia de PAs. Em leveis baixo você poderá geralmente fazer algo entre 1 ou 3 ações no máximo, dependendo de sua classe. Você não é obrigado a gastar todos seus PMs e PAs, assim como você pode escolher se quer atacar depois andar, ou atacar depois andar, ou andar, atacar, andar, atacar. Enquanto você tiver pontos pode gastá-los.

Algo importante a saber é que se você estiver em um quadrado ao lado do quadrado de um adversário você pode perder PAs ou até PMs  ao tentar sair do lado dele. Isso ocorre devido a algo que chamamos no jogo de Lock (Trava). Se o monstro inimigo ou player adversário tiver mais Agilidade que você, você poderá ficar travado ao lado dele. Isto pode fazer com que você perca alguns PAs ao tentar andar para longe dele, perder PMs para tentar sair de seu lado ou até não lhe deixar nem sequer sair do lado dele. Ou seja, se você não tem uma quantia de Agilidade alta cuide muito bem onde você vai, sempre pensando no próximo turno (o turno do inimigo).

Quando um inimigo chegar a 0 PV, ele morrerá e deixará o combate, pois não existem feitiços de ressuscitação no jogo (isto excluindo monstros invocados, pois eles podem ser re-invocados, e o feitiço de ressuscitação do Osamodas). O mesmo acontece com você, se chegar a 0 de PV, você perderá a batalha, ganhará pontos de experiência referente aos monstros que conseguiu matar (mas com certa penalidade) e perderá Pontos de Energia. Você não ganhará os itens por matar os inimigo e eles não contarão como derrotados (caso seja parte de uma missão [quest] para matar um ou mais determinados monstros). Ou seja, seu objetivo naturalmente é matar todos os adversários no campo de batalha.

No começo de combates PvM você terá também desafios a cumprir caso deseje receber Exp (Experiência) ou itens adicionais. Os desafios são hora fáceis, hora simplesmente chatos, variando muito de classe para classe.

Você não é permitido usar qualquer item consumível durante a batalha. Ou seja, não é como nos outros MMORPGs em que você possa utilizar uma poção enquanto batalha um inimigo para curar suas feridas. A única maneira de se curar é através de feitiços de Cura vindo das classes que possuam estas habilidades (tais como Eniripisa e Steamer). Por isso a tão grande importância de uma personagem de Suporte nos grupos com inimigos mais fortes.

Para otimizar seu tempo em batalha e agilizar suas ações você poderá colocar atalhos no teclado para seus feitiços. Eles estão programados de 0-9 no seu teclado (caso você mude na parte de Opções para teclado brasileiro), mas caso desejem que isto mude para algo como QWERTYUOP, você pode. Pode também programar a tecla de passar o turno para uma outra tecla mais fácil do que a Ctrl+End que já vem programada (para o teclado brasileiro). Assim você demorará menos tempo do que ficar clicando na ação e depois no adversário para utilizar o feitiço que deseja. Outra maneira de agilizar o tempo é ao invés de clicar diretamente em cima do monstro ou adversário, clicar na ação e depois na imagem dele na parte qual mostra os turnos de cada um no jogo.

Ao final de cada batalha você receberá itens, Pontos de Experiência e Kamas, a moeda do jogo. Você poderá também recuperar seus Pontos de Vida ficando parado (ou sentado para agilizar o processo) ou utilizando consumíveis. Até hoje não sei por certo a quantidade de Kamas que se recebe em cada combate, mas você não fará muita grana juntando Kamas que recebe ao final de caba combate. Para você conseguir seus preciosos Kamas, você contará com Itens, sejam eles equipáveis, consumíveis ou recursos. E é sobre isto que falaremos agora.

Itens

Em Dofus, todos os itens são de extrema importância. Eles te farão ricos ou miseráveis, sortudos ou azarados, luxosos ou humildes. Itens são o centro da economia do jogo. Existem quatro tipos de itens e vou tentar explicar sobre cada um destes tipos.

Equipáveis - São todos aqueles itens que sua personagem pode equipar. São compostos por Chapéu, Capa/Mochila, Amuleto, Anel (2 Slots - 2 Encaixes), Cinto, Botas, Arma, Escudo, Pet/Montaria e Dofus/Troféus. De todos citados, apenas Chapéu, Capa/Mochila, Escudo e Pet/Montaria são itens que aparecerão no exterior, equipados em suas personagens. Todos itens lhe concederão aumentos ou subtrações em determinadas características, mas apenas estes citados irão aparecer em seu personagem. Então se você equipou botas sinistras ou feias-de-dar-dó, não fará muita diferença exceto pelos bônus que você irá ganhar. 

Nos itens equipáveis existem também equipamentos de set (conjunto) que ao serem usado juntos lhe darão um bônus a mais (ou seja, utilizar itens dentro do mesmo conjunto apenas lhes trará mais benefícios). Para saber quais itens formam um determinado set, basta clicar no item e no canto da direita da imagem haverá uma pequena lupa, clique na lupa e depois clique em Mostrar Itens de Conjunto. Ali você terá as informações sobre os itens que compõem o set, assim como os benefícios que o set completo (ou em partes) lhe trará. Nesta mesma lupa que citei anteriormente você poderá ver uma quantia de informações valiosas também que valem a pena ser exploradas (tal como saber quais recursos são necessários para criar, e não dropar, este mesmo item). Para saber se um item equipável faz parte de um set, basta ver se o nome está laranja. Se estiver laranja, é porque é de set.

Todos itens equipáveis tem um level mínimo para serem usados, para saber qual é o level mínimo basta olhara o nível do item em questão. Assim você não verá personagens de level baixo utilizando equipamentos muito fortes para seus níveis. Geralmente os itens que trazem enormes benefícios em leveis mais baixo (como +PA ou +PM) também carregam juntos uma enorme subtração de pontos de determinadas características. 

Geralmente sabemos a build de um determinado jogador através de seus itens equipados, ou melhor, através de seu chapéu e capa. Se você ver uma personagem com uma Escaracapa e um Escaracapacete Vermelho, muito provavelmente este personagem foca sua build no Elemento fogo, portanto gastas seus pontos em Inteligência. Claro que isto nem sempre é verdade, pois também existem personagens multi-elementares (Utilizando 2 ou 3 Elementos na mesma build) e omni-elementares (que utilizam os 4 elementos na mesma build), mas geralmente os jogadores jogam com personagens mono-elementares (com apenas 1 elemento), pois podendo focar em apenas um elemento podem aumentar consideravelmente mais o seu dano, enquanto perdem um pouco em versatilidade. O problema aparece quando um adversário ou monstro com resistência elevada ao elemento em questão do mono-elementar. Por isso é bom sempre estar em um grupo de diferentes elementos. 

Na parte de elementos equipáveis também existem as Armas Etéreas. Armas Etéreas possuem o nome em cor azul clara e são dropadas de monstros. Toda arma etérea possuí uma durabilidade, qual após o uso irá fazer com que arma quebre e portanto deixará de existir. Estas armas geralmente trazem algum benefício para suas características, mas como possuem durabilidade são raramente usadas. A durabilidade pode sim ser renovada, mas o custo-benefício da produção dos itens para renovar a durabilidade, geralmente não compensa.

Você não pode mudar os itens equipados no meio de uma batalha. 

Consumíveis - São itens que após usados desaparecem. Como já foi mencionado anteriormente, itens consumíveis não podem ser usados em batalha, apenas antes do início da batalha ou fora de batalha. Geralmente são itens que lhe concedem de volta Pontos de Vida ou de Energia, mas podem ser inúmeras outras coisas como por exemplo Pergaminhos que lhe concedem mais pontos de Características, mais Experiência, algum Feitiço especial, ou pode ser algum benefício temporário como mais Sabedoria por um certo número de batalhas. 

Recursos - Recursos são itens dropados (deixados em forma de loot [saque]) por monstros ou coletados (por Profissões de Coleta) que podem ser utilizados por Profissões de Criação na fabricação de itens. Não podem ser utilizados como os consumíveis, mas fazem parte de Receitas para a criação de itens equipáveis ou consumíveis. São de extrema validade para o jogo e são itens que geralmente tem bastante procura. Especialmente os itens que precisam ser dropados, pois estes requerem que a pessoa combate o monstro que dropa o devido recurso e dependendo do item que o player quer criar, pode precisar de um recurso difícil de dropar ou que requer um grande grupo para ser dropado.  

Itens de Missão - São itens que geralmente não pesam nada e têm a única função de serem usados em uma determinada missão. Alguns podem ser utilizados (tais como livros), mas tem apenas o critério de informação e nada mais. 

Agora vamos a algumas informações gerais sobre Itens que são de determinada relevância. Primeiramente é bom avisar que você não terá uma casa máxima de itens que pode carregar, mas terá um limite de peso conhecido como Pod. Caso você ultrapasse o limite de Pods não poderá andar sem antes se livrar de alguns itens. Existe na aba de Itens também um outro botão que é o botão de Conjuntos. Com ele você pode registrar os itens equipados que atualmente sua personagem está usando e criar um botão associado ao conjunto que atualmente usa. Pode fazer isto para até 8 conjuntos em sua personagem. Com apenas dois cliques neste botão sua personagem irá equipar todos os itens associados aquele conjunto que foi registrado no devido botão. Isto é extremamente útil caso você entre em batalha contra um adversário de determinado elemento e queira utilizar itens de resistência ao elemento, ou até mesmo caso esteja utilizando itens para aumentar seus Pods enquanto trabalha na sua profissão de coleta e precisa entrar em batalha com seus equipamentos de luta. Em seguida vamos falar um pouco sobre estas Profissões que foram mencionadas aqui.

Profissões

Existem dois tipos de profissões, Profissões de Coleta e Profissões de Criação. As profissões de coleta são todas aquelas que coletam recursos para mais tarde serem produzidas pelas profissões de criação. As profissões de criação são todas aquelas que utilizam recursos na criação de itens, sejam eles equipáveis ou consumíveis ou outros recursos (tais como chaves, por exemplo). Uma profissão depende da outra pois todo criador precisa de recursos, e todo coletor de recursos precisa vender estes recursos para alguém para obter lucro. É geralmente recomendado para um jogador iniciante começar com uma profissão de coleta, que pode ser uma das seguintes:

Caçador - Única profissão de coleta que pode ser upada enquanto sua personagem ganha Pontos de Experiência. Todas outras profissões upam apenas a profissão e não upam o nível de sua personagem (exceto em combate). Consiste em derrubar carnes de determinados monstros, preparar estas carnes cruas, e então, após entregue à um Açougueiro, serem transformadas em consumíveis para diversos efeitos (em sua grande maioria recuperação de Pontos de Vida). É difícil upar e requer que você utilize a arma de caça sempre que quiser a carne do monstro em questão, o que te bloqueia de utilizar alguma arma mais útil. Porém também são os únicos que podem utilizar as armas de caça de nível alto.

Fazendeiro - Profissão de coleta que consiste em recolher trigo, aveia, cevada, entre outros recursos do campo para transformá-los em pães através de um Padeiro. Relativamente fácil de ser upada, e com uma boa procura é altamente recomendado para jogadores iniciantes. No começo do jogo recuperar a vida não demora tanto tempo, porém após o nível 70+, sentar para recuperar a vida é uma loucura e como não há feitiços de cura fora de batalha, pães são a maneira mais barata de recuperar seus Pontos de Vida, transformando o fazendeiro em algo absolutamente necessário em todos os servidores.

Lenhador - Profissão que consiste em cortar árvores para transformá-las em madeira utilizada na construção de itens (equipáveis ou não). Existem muitos lugares no mapa com diversas árvores, o que torna a coleta deste item algo mais simples. Cuidado, porém, pois as madeiras pesam bastante, portanto se você utiliza uma personagem que não consegue carregar muitos Pods, provavelmente terá de ir muitas vezes ao Banco para guardar sua madeira (o que consume muito tempo e paciência). Também recomendado para iniciantes pela boa procura e facilidade de encontrar lugares para coletar madeira.

Mineiro - Profissão em que você explora minas na tentativa de encontrar veias de minérios para extraí-los e depois vender os minérios puros ou impuros para profissões de construções de itens (equipáveis ou não). Pode lhe render um bom dinheiro, pois minérios são muito procurados e quanto maior o seu nível, melhor o tipo de minério que pode coletar. Porém, é difícil encontrar uma mina que não tenha concorrência para extrair o minério e existem poucas minas no jogo, o que exige muita paciência e disposição para upar. Assim como o Lenhador, é um fator importante que sua personagem tenha uma boa quantia de Pods, pois os minérios também pesam.

Pescador - Para aqueles que gostam de pescar, a profissão consiste em pegar peixes de lagos, praias e riachos (com peixes diferentes para cada um destes locais) e então repassá-los à um Peixeiro que assim como o Açougueiro faz com as carnes dos Caçadores, irá transformar a carne do peixe em um item consumível que poderá recuperar Pontos de Vida ou até causar alguns efeitos. Não é de todo uma profissão difícil, mas Padeiros conseguem vender seus produtos mais baratos e com o mesmo efeito praticamente. A profissão portanto não é assim tão lucrativa, mas fácil para um iniciante.

Existe também uma outra profissão de coleta, mas esta fica no meio termo entre coleta e criação, pois ao mesmo tempo que coleta, utiliza estes recursos para criar itens consumíveis.

Alquimista - A profissão do Alquimista, consiste em recolher flores de diversos lugares para transformá-las em diversas poções com inúmeros efeitos. A grande maioria das poções são de curas, mas podem ser poções para transportar você para algum lugar também, assim como esquecer uma certa profissão e tantas outras com diferentes efeitos. A melhor parte é que você mesmo coleta e cria os itens, assim lucrando e upando muito mais rápido que algumas das outras profissões. A outra parte boa é que as flores que são coletadas não costumam pesar muito, portanto são recomendáveis para praticamente todas as classes do jogo. Porém não espere lucrar horrores, pois os Padeiros ainda são mais populares devido ao custo de seus produtos.

Agora vamos as Profissões de Criação. As profissões que sua personagem pode aprender para criar itens são:

Alfaiate - Alfaiates criam chapéis, capas e mochilas, os itens mais raros e mais procurados do jogo. É uma das profissões mais difíceis de serem upadas, pois todos os recursos utilizados na criação dos itens devem ser dropados de monstros. O custo para a compra destes itens ou o tempo que se perde tentando coletar estes itens faz da profissão de Alfaite uma de altíssimo custo. Certamente é a pior profissão para se pagar quando ainda é novato ao jogo, mas nada lhe impede de conseguir a profissão (se bem que para consegui-la é necessário um item que não é tão fácil de ser adquirido).

Açougueiro - Açougueiros pegam as carnes que os Caçadores droparam e/ou conservaram e transforam em itens consumíveis para curar os Pontos de Vida perdidos em batalha ou criar outras comidas que dão algum outro efeito (tal como uma característica a mais permanentemente). São raros no jogo, pois para conseguir o recurso que é necessário (a carne dropada por Caçadores), não se vê muita disponibilidade no mercado assim como requer um tanto de paciência caso o jogador decida ser o Caçador ele mesmo.

Joalheiro - Profissão capaz de criar anéis e colares. Assim como o Alfaite, utiliza de recursos dropados por monstros, assim como alguns vários coletados por mineiros ou até lenhadores, para criar seus itens. Todavia, o custo de ser um joalheiro também é bastante alto, não tão alto quanto um Alfaite, mas deve se levar em conta antes de se decidir por ser um Joalheiro.

Marceneiro - Marceneiros não criam móveis neste jogo, criam Chaves (para calabouços) e Itens de Domesticação, mas assim como todo marceneiro da vida real, precisam de bastante madeira para criar seus itens. Devido ao peso absurdo que os itens de criação tem e ao peso que sua personagem irá carregar para criar estes itens, é não recomendada para iniciantes, assim como é somente recomendada para personagens que tenham uma boa quantia de Pods disponíveis. A sua procura não é tão alta, devido ao fato de que os Itens de Domesticação, só são aproveitados por jogadores e guildas que tenham algum Padoque (algo muito caro no jogo) para criar suas montarias. Porém as chaves são altamente apreciadas pelos jogadores e podem vender por um bom preço.

Padeiro - Padeiros, como já mencionado antes, são capazes de transformar trigos, aveias e outros cereais em pão. Pães são muito bem apreciados no jogo, pois como também já foi mencionado, ao alcançar níveis altos, todos jogadores precisam de algum item para recuperar os Pontos de Vida entre batalhas. O custo dos recursos de fazendeiros é baixo, portanto os Padeiros podem fazer um preço camarada por seus pães, o que agrada aos outros jogadores que consequentemente acabam procurando bastante os Padeiros para comprar seus itens. Devido a este motivo, da alta procura e facilidade na criação dos itens, Padeiros são altamente recomendados para jogadores novatos. (É interessante também que um jogador que está iniciando o jogo possa ser além de padeiro, fazendeiro, para maximizar seus lucros)

Peixeiro - O Peixeiro é a versão de peixes do Açougueiro. Enquanto o Açougueiro depende do Caçador para obter as carnes e transforma-las em produtos consumíveis, o Peixeiro depende do Pescador para obter seus peixes estripados e criar sua comida a base de peixe. Voltando ao ponto de que a relação Fazendeiro/Padeiro é uma relação mais fácil e lucrativa, também não é recomendado que um jogador iniciante jogue de Peixeiro, pois terá certa dificuldade de encontrar peixes ou se decidir ser Pescador, terá que ter uma certa paciência também para coletar os itens e estripá-los (limpar os peixes).

Sapateiro - O Sapateiro assim como o Joalheiro e o Alfaite, cria itens equipáveis. Esta profissão por sua vez cria botas e cintos. Mas assim como as duas outras profissões mencionadas, a profissão de Sapateiro é também uma de alto custo. Dependendo muito de couros que são dropados por monstros e outros recursos que por sua vez também só serão encontrados em batalha. Assim como as outras não é recomendado para iniciantes. Sendo ideal começar a profissão após um certo tempo de jogo, quando o jogador já tiver uma boa quantia de Kamas (dinheiro do jogo) para comprar o recurso de outros jogadores, ou tiver em seu banco uma boa quantia de recursos para criar seus sapatos e cintos e vendê-los.

Por fim na parte de Profissões de Criação faltam os criadores de armas e escudos. Temos os Escultores e os Ferreiros.

Escultores - Você pode ser um Escultor de Arco, Cajado ou Varinha. Pode até ser os três ao mesmo tempo, mas cada um vai lhe custar um espaço das 3 profissões que sua personagem pode ter ao máximo. A profissão de Escultor, seja ela qualquer uma das três mencionadas, requer uma quantia exorbitante de madeira. Portanto, se você não tem uma boa quantia de madeira no banco, ou os Kamas disponíveis para comprar madeira, não se recomenda de jeito nenhum ser um Escultor. Claro que a decisão só cabe a você, mas ao chegar em níveis mais altos da profissão, os itens irão requerer muito mais recursos que vão lhe custar uma boa quantia de dinheiro ou de paciência.

Ferreiros - Você pode ser um Ferreiro de Adaga, Escudo, Espada, Machado, Martelo e Pá. Assim como os Escultores você pode escolher uma entre as opções ou três, mas nunca é recomendado que uma personagem tenha todas as suas três opções de profissão como profissão de criação (especialmente as de Escultores, Ferreiros, Alfaiates, Joalheiros e Sapateiros), pois você precisará de muito tempo e muito dinheiro no jogo para conseguir upar estas profissões. Geralmente são procuradas por jogadores iniciantes ansiosos por criarem suas próprias armas para suas classes, mas dê um tempo ao jogo e colecione mais recursos antes de se aventurar neste tipo de profissão. Assim como Escultores precisam de Lenhadores, Ferreiros precisam, e muito, de Mineiros. Portanto se você não tem como comprar minérios ou não possuí um Mineiro entre suas personagens, sua vida de Ferreiro será uma vida verdadeiramente difícil.

Existem também outras profissões do jogo, mas não vou entrar muito em detalhes sobre estas profissões, pois o motivo principal deste Post do blog é para falar um pouco sobre o jogo e dar alguns detalhes que lhe podem ensinar sobre como é e como funciona este maravilhoso jogo. Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre as profissões ali citadas ou algo do tipo, recomendo que procure pelos wikis do jogo.

Agora você deve estar se perguntando se a profissão tem algum outro bônus além de poder coletar recursos e criar itens. A resposta é que sim. Além de ser uma das melhores maneiras de conseguir Kamas no jogo, poder coletar recursos de níveis mais altos, poder criar itens e vendê-los (inclusive com seu nome quando se especializar em uma determinada profissão), você ganha o benefício de que a cada nível que você upar em sua profissão você ganha mais 5 Pods. O que pode fazer uma grande diferença para personagens que não priorizam a Força. Sendo que ao atingir nível 100 na profissão você ganha automaticamente mais 1000 Pods (dando um total de 1500 Pods extras). Além de coletar mais rápido e criar itens mais raros é claro.

Agora que já falamos sobre as Classes do jogo, sobre as Características, sobre os Itens, sobre a Batalha e sobre Profissões, vamos falar sobre Feitiços e como eles funcionam. Pois para entender melhor a mecânica do jogo, é necessário entender bem sobre os Feitiços e como melhor utilizá-los.

Feitiços

A cada nível que seu personagem ganha, ele ganha 1 Ponto de Feitiço. Pontos que ele pode usar para aumentar o nível de um determinado Feitiço de sua escolha. Existem vários tipos de Feitiço e todos eles podem atingir até 6 níveis para maximizar seus efeitos. Todo Feitiço começa já no nível 1 e para melhorar seu efeito você precisará gastar Pontos de Feitiço. Para subir de nível o Feitiço precisa de seu nível atual em pontos. Ou seja, para ir do nível 1 para o 2, um Feitiço precisa de mísero 1 ponto. Para ir do nível 2 para o nível 3, precisarás de 2 pontos. Para ir do nível 3 para o nível 4, precisarás de 3 pontos. Para ir do nível 4 para o nível 5, precisarás de 4 pontos. Ou seja, para ir do nível 1 ao 5 você precisará investir (1+2+3+4) 10 pontos. Sendo assim, você pode melhorar um feitiço até nível 5 a cada 10 níveis de base. Tá, mas porque não levar o Feitiço até o nível 6? Porque você só poderá melhorar um Feitiço para o nível 6 a partir do nível que você adquiriu Feitiço  mais 100. Ou seja, um Feitiço que você pegou no nível 1, só poderá coloca-la no nível 6 ao alcançar o nível 101 de base. Os tipos diferentes de Feitiços são os seguintes:

Feitiços de Ataque - São todos os Feitiços que causam dano diretamente ou de forma indireta (salvo empurrões). Geralmente o ícone é da cor pertinente ao ataque (Vermelho para Fogo, Marrom para Terra, Verde para Ar, Azul para Água e Cinza para Neutro).

Feitiços de Suporte - São todos os Feitiços que causam algum efeito em você e seus aliados ou aos seus adversários. Aqui podemos incluir buffs e debuffs, mas também Feitiços que podem empurrar, puxar, teleportar e outros que podem causar mudanças no campo, mas sem causar um dano direto. Geralmente são de cor Amarela (meio dourada).

Feitiços de Invocação - São todos os Feitiços que invocam monstros para lutar por você durante a partida. Tipicamente associados as classes Osamodas e Sadida, são geralmente de cor Marrom escura.

Feitiços Escudos - São todos os Feitiços que aumentam a resistência de sua personagem durante a partida.  Geralmente associados a classe Feca, são de cor Cinza com o centro pintado com a cor referente ao elemento para qual a personagem se protegerá.

As suas escolhas de Feitiços e os Pontos de Características que investir irão caracterizar sua build. É importante conhecer os elementos da classe antes mesmo de gastar seus Pontos de Feitiço para saber que tipo de build terás, pois jamais é recomendado que tenhas Feitiços abaixo do nível 5 ou que se invista em todos os elementos ao mesmo tempo (dependendo de sua classe). Em níveis baixos isto não causará muita dor de cabeça, mas em níveis mais altas sua personagem estará quebrada e não conseguirá realizar bem a função qual você deseja. Ainda que desejes realizar todas as funções, você terá de focar em uma ou duas funções (Elementos porém podes focar em todos caso queiras), caso contrário fará de tudo um pouco, mas pouco de tudo. Ou seja, você estará retirando de todos os elementos de uma classe e não apenas alguns. Você pode muito bem tentar fazer seu Cra todos elementos, nada te impede, mas isto vai lhe custar pontos, e caso você gaste pontos um pouco em cada Feitiço que deseje usar, então nunca terás um Feitiço alcançando seu total potencial.

Outras Características do Jogo


O jogo em si é muito completo em várias outras características. Como este post serve para falar um pouco sobre o jogo, dando uma visão geral das principais funções e sistema, e não uma visão completa, não irei então falar sobre todas as outras características que o jogo tem a oferecer. Irei listar alguns dos melhores aspectos do jogo, ao meu ver.

Sistema de Calabouços - O jogo possui um sistema de calabouços onde grupos devem avançar estágios até chegarem ao estágio final, onde encontrarão o "Chefão" do calabouço para ganhar uma boa quantia de XP e possivelmente algum drop. Em alguns calabouços você ainda ganha um prêmio por conseguir derrotar o "Chefão".

Sistema de Casas e Padoques - Nada como matar monstros, ficar mais forte e no final do dia, ir para sua própria casa descansar. Se você é um desses que adora os sistemas de casas em jogos, este jogo até tem, mas não vá achando que vai poder decorar a casa com mil e uma coisas. A casa tem a finalidade de ajudar sua personagem a recuperar Pontos de Energia, a ter seu próprio "banco" e em alguns casos ainda ter ao seu dispor locais para trabalhar em sua Profissão. Já os Padoques servem para criar suas montarias, onde você poderá acasalá-las e gerar novas montarias para vender ou hibridizar e criar montarias diferentes e raras.

Koliseu - Tu que és fã de um bom PvP, vai encontrar em Dofus não só um sistema de PvP 1x1 e em alguns casos Grupo x Guilda, mas também um sistema de 3x3! Você pode formar sua própria equipe e batalhar para ganhar Kolisokens, ou se juntar a mais dois jogadores desconhecidos e lutar por grana e glória.

Sistema de Guildas - Um sistema inovador onde Guildas não servem apenas para ter uma lista de jogadores que pertencem à uma equipe, mas também com a finalidade de coletar itens e forçar jogadores a pagarem taxas em mapas onde um Coletor pode ser deixado para esta função. Futuramente também as guildas poderão controlar áreas do jogo em um novo sistema de GvG (Guilda vs. Guilda) que está para sair.

Entre tantas e tantas coisas mais que você terá de conhecer no jogo para saber. Coisas como Sistema de Alinhamento, Mascotes, Atitudes, Casamento e muitas outras coisas. Vou deixar aqui então como consideração final, que o jogo para mim é extremamente divertido e bem envolvente, mas a comunidade ainda peca muito em algumas atitudes (como infelizmente atualmente são a maioria dos jogos de estratégia). Caso você tenha ganho interesse em jogar o jogo acessem este link [Venha Jogar Dofus] e venha se divertir no mundo dos doze (ou seriam quinze agora?). Até mais e aguardem mais Nostalgia, falando sobre antigos jogos que ainda hoje tem a capacidade de brilhar!

2 comentários:

  1. muito bom o blog e o conteudo dele :)

    ResponderExcluir
  2. tenho saudades de jogar dofus parei á +/- 4 meses pois a companhia de dofus estragou com o jogo tinha um cra lvl 117 com as profissoes no máximo (fazendeiro,padeiro,escultor de arcos) tenho mesmo saudades do jogo se sober de algum do tipo dofus diga sff ^^

    ResponderExcluir