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sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

League of Legends: O Básico


Olá Galera,

Este aqui é o primeiro post do blog e já quero começar falando sobre um dos jogos mais jogados no momento, League of Legends. Como tenho um extenso conhecimento do jogo e seus funcionamentos, resolvi passar um pouco de meu conhecimento para ajudar os mais novos e mais curiosos. Estou portanto inaugurando a sessão de Dicas de LoL (como geralmente chamamos o jogo).

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O que é League of Legends?

League of Legends é um jogo online de estratégia em tempo real, mas muito diferente de outros jogos do tipo. Não estamos falando do seu Starcraft, Warcraft ou Age of Empires. Este jogo está em uma outra categoria, uma categoria conhecida como MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Estamos falando de jogos como o famoso DOTA 2, Heroes of Newarth e o mais recente Smite. Se você já jogou estes jogos então você já tem uma ideia clara do que é um MOBA, mas se você nunca jogou eu posso dar uma explicação.

Em um jogo MOBA nós temos uma arena e duas equipas batalhando com algum objetivo, seja controlar pontos específicos da arena ou destruir a base do inimigo antes de perder a sua própria base. Mas nós não estamos falando de seu tipíco jogo de PvP de tantos MMORPGs aí a fora. Estamos falando de um arena muito diferente. Para realizar seu objetivo principal de vencer a partida você terá muitos obstáculos pelo caminho. Quais obstáculos são estes?

Minions, Creeps [Tropas] - São espécies de mini-soldados (ou monstrinhos, como você preferir) que saem de tempo em tempo de suas base e vão em direção à base inimiga batalhando as tropas do seu adversário e os campeões que entram em seu caminho. Elas sempre seguem uma lane (rota) e apenas são de seu trajeto quando perseguindo um inimigo que não fique invisível diante delas. Entender a funcionalidade de um Creep é de extrema importância para qualquer MOBA.

Os minions são sua fonte principal de dinheiro no jogo. Ao matá-los você ganhará uma quantia de gold (ouro = moeda do jogo) referente ao tipo de creep que você matou e ao tempo de jogo atual. Você só ganha gold se der um last hit (golpe final) no monstro. Ou seja, se você bateu, bateu e bateu no minion, mas quem deu o golpe final no monstro foi um outro minion aliado seu, você não ganha nem um centavo. Aprender a dar um last hit vai ser uma das lições mais duras que você poderá aprender no jogo, mas o que diferenciará você dos maus jogadores.

Existem diferentes tipos de creeps no jogo. Existem os minions regulares que vêm em todas as waves (levas) das bases (Waves são os grupos de monstro que vem de uma única vez da base até o inimigo). Geralmente são 3 warrior minions (tropas de alcance curto) e 3 caster minions (tropas de alcance médio). A cada terceira leva, um dos melee minions é trocado por 1 canon minion (tropa de canhão). Existem também os super minions, que você consegue produzir ao destruir um inibidor de um inimigo. Os minions de alcance curto possuem um dano baixo, mas boa defesa e demoram mais para morrer. Os minions de alcance médio possuem bom dano, mas uma defesa muito baixa e morrem rapidamente. Os minions de canhão possuem ótimo dano e boa defesa, portanto demoram mais para morrer e ainda conseguem dar um dano interessante no campeão inimigo. Como este minion é mais difícil de matar, ele dá mais outro que os outros dois. O último, o super minion, é bem maior que os outros três possui um dano muito elevado e uma defesa tão elevada quanto. Porém, para se ter um, um dos inibidores do inimigo deve estar destruído. Estes dão mais gold que todos os outros três.

Fora estes minions, existem também os creeps da selva. A selva é o caminho obscuro por entre as lanes (rotas) que possui monstros que nascem e morrem em determinados lugares. Estes creeps são de extrema importância para um jungler (caçador da selva) que consegue seu gold e experiência através dos mesmos. A quantia de gold que cada creep dá, assim como os minions das rotas, varia com seu tipo e tempo de jogo. Os mais fracos dão uma quantia muito baixa, enquanto os mais fortes dão uma quantia considerável. Existem ainda na selva monstros que dão buffs especiais ao serem derrotados. Estes buffs são conhecido como blue e red (de acordo com suas cores) e podem ser justamente a diferença entre o sucesso de um gank ou não. Os monstros neutros não dão nenhum outro benefício além da experiência e do gold e são os seguintes:

Lobos (Wolves) - Ficam próximos a lane do meio. São sempre em um grupo de três, dois mais fracos e um mais forte (de cor diferente). Não possuem um dano muito alto, mas podem dar um dano chato em níveis baixos. A quantia de gold ganho neste camp (acampamento, é como chamamos os locais ondem ficam os determinados monstros) é razoável e muitas vezes  é onde alguns jogadores começam sua caçada na selva, devido a proximidade ao blue buff (buff azul).




Fantasmas (Wraiths) - Um pequeno acampamento perto da lane do meio também. É constituído por três pequenos fantasmas e um maior. Os três pequenos dão danos baixos e portanto pouco ouro, enquanto o maior dá um bom dano e uma quantia de ouro maior. Apesar dos danos não serem tão elevados, o fato de atacarem em grupo e drenar o seu HP pode ser extremamente chato em leveis baixos. Geralmente são mortos assim que o jogador vai em direção ao Lagarto Ancião (vulgo Red Buff).


Golems - Dois golems que ficam próximos a lane de bot (rota de baixo) se você é do time azul ou a próximos a lane de top (rota de cima) se você é do time roxo. São relativamente fortes, pois possuem um bom dano e uma ótima resistência. Geralmente não é recomendado que um Jungler comece por aqui, pois além de levar um bom dano no nível 1, terá de lutar contra o Red Buff sem Golpear (pois provavelmente terá usado nos Golems). São bem parecidos com o Blue Buff, mas não dão buff algum, apesar de darem uma boa quantia de ouro.


Golem Ancião (Ancient Golem) [Blue] - Este grandalhão se encontra próximo a lane de top se você estiver no time azul e próximo a lane de bot se você estiver no time roxo. Ele acompanha dois lagartos menores que dão pouco dano e morrem facilmente. Porém o próprio Golem Ancião dá um dano relativamente bom e possuí uma quantia de vida alta. Isto é devido ao fato de que ao derrotá-lo, seu campeão terá temporariamente um buff chamado de Crista do Golem Ancião (vulgo Blue Buff) que lhe dará um considerável aumento na regeneração de Mana/Energia e uma redução nos seus cooldowns (tempo de resfriamento).
Lagarto Ancião (Lizard Elder) [Red] - Um lagarto grande acompanhado de mais dois lagartos menores que se encontra em lado oposto ao Golem Ancião (Ou seja, próximo a lane de bot se estiver no time azul e próximo a lane de top se estiver no time roxo). Seu dano é comparável ao Golem Ancião assim como sua quantia de HP, mas isto é devido ao fato de ele também dar um buff conhecido como Benção do Lagarto Ancião (vulgo Red Buff) que dará ao seu campeão temporariamente um buff que cada ataque seu que causará 10-44 (10 no level 1 e aumentado em 2 a cada level ganho) de dano puro duas vezes e deixará os inimigos mais lentos (8/16/24% para corpo-a-corpo ou 5/10/15% para ataques à distância) durante 3 segundos.

Fora todos os que já foram citados, temos mais dois creeps que na verdade são mais super que os super minions que ganhamos dos inibidores. Estes dois são difíceis de derrotar e muitas vezes requerem 3 ou mais campeões para serem derrotados sem que a equipe rival tire proveito da situação. Um destes é o Dragão e outro é temível Barão Nashor.

Dragão (Dragon) - O dragão possui uma boa quantia de HP e danos medianos, portanto é um creep que exige alguma cooperação do time, ou um campeão bom em jungle para matá-lo rapidamente. Agora, porque mata-lo rapidamente? Porque o time que derrotar o dragão ganha 190 de ouro global. Ou seja, todos do time do campeão que derrotar o dragão ganham esta quantia que pode ser a diferença entre ter um campeão bem equipado ou não. Obviamente, como ele dá uma vantagem tão interessante para a equipe, ele é constantemente vigiado pelas duas equipes e o jogador que se aventurar em mata-lo sozinho, se não conseguir derrota-lo antes da outra equipe chegar, pode acabar perdendo a vida e também dando 190 de ouro para cada campeão do time inimigo.

Barão Nashor (Baron Nashor) - Tive que deixar a imagem deste "bichinho" um pouco maior que as outras para vocês não imaginarem que se trata de um pequenino inseto que você esmaga facilmente. O Barão é o creep mais forte do jogo e requer um time inteiro para ser derrotado ou um pequeno grupo de campeões feedados (alimentados, que pelo termo do jogo se trata de um campeão que conseguiu uma quantia exorbitante de ouro). Devido a dificuldade de matá-lo e ao impacto que pode trazer ao jogo, os jogadores geralmente o matam no meio da partida ou no fim da mesma. Seu HP é extremamente alta, assim como seu dano que afeta um único alvo e as vezes uma área inteira. Como geralmente demoram para matar este creep, os times que o fazem geralmente atacam-no quando o outro time está com baixas de três ou mais campeões em seu time. Com toda esta dificuldade para matá-lo é óbvio que ele teria algo que valesse a pena. Bem, ele dá um buff chamado Exaltado com Barão de Nashor que dá a todos os campeões da equipe que o derrotar um ótimo bônus de dano de ataque e poder de habilidade e regeneração de vida e mana/energia. O buff tem cor roxa, mas é conhecido com Baron e não pela cor roxa (purple) em inglês (como se faz com o Red ou Blue).

Vale ressaltar que os minions e creeps citados aí são típicos do Summoner's Rift (5x5) e não dos outros mapas do jogo. Não vou tratar dos minions deste, pois além do Summoner's Rift ser o mapa mais jogado, este guia é para ser básico e não tão a fundo sobre todos os minions do jogo.


Toda vez que você mata um minion ou creep (como quiser chamar), além de ganhar ouro obviamente, você aumenta sua CS (Creep Score - Contagem de Tropas) em 1. Este CS é extremamente importante para os personagens da classe Carry (Carregador), mas isto eu explicarei mais tarde em outro post. Apenas saiba que quanto maior a sua CS, maior o seu ouro. Se seu CS for maior que a da equipe rival, bem provavelmente você está se saindo melhor que a equipe rival.


Bem, agora que você já entende um pouco melhor sobre tropas vamos ao nosso próximo obstáculo para chegar até o Nexus (explicarei mais tarde), as torres.

Torres [Turrets] - As torres são espécies de estátuas que ficam estrategicamente posicionadas nas lanes para interromper o avanço dos inimigos até a base adversária. Entender o funcionamento das torres é também algo essencial para ganhar suas partidas, pois estas estátuas com poderes mágicos serão seu principal obstáculo para chegar até o seu objetivo principal, derrotar o Nexus do inimigo. Primeiro vamos fazer sobre o posicionamento delas e em seguida sobre a funcionalidade e como podemos explorá-las no jogo.

Novamente, levando em conta que estamos tratando de um partida de Summoner's Rift (5x5), em cada lane (rota) temos 3 torres que protegem inibidores. Portanto temos 3 em top, 3 em mid e 3 em bot (top, mid e bot são as posições das rotas no mapa. Top é a de cima, mid a do meio e bot a de baixo). Ao serem destruídas elas estão permanentemente removidas da partida além de dar 150 de ouro e experiência para todo o seu time. Ou seja, além de você abrir caminho para chegar a base do inimigo, você também ajuda sua equipe toda ao destruí-las.

Agora, não pense você que é só chegar batendo e levar a torre. As torres, além de darem um bom dano, possuem uma quantia de HP e defesa considerável. Portanto, para derrubar uma torre você precisa de estratégia. A estratégia mais básica e mais usada, é avançar sua lane, até que seus minions ataque a torre e então você mesmo a ataca. Porém você deve esperar que a torre comece a atacar os seus minions, pois se ela te atacar primeiro, ela continuará lhe atacando até que você morra ou sai do alcance dela. Enquanto você tiver mininons por perto, a torre irá priorizar os minions até que todos eles morram ou saiam de seu alcance. Então é simples, espere um minion, ou melhor um grupo de minions, atacar a torre e comece a bater nela, quando você ver que o último minion vai morrer, sai do alcance dela e repita o processo até derrubar a torre.

Mas é claro que tudo isto seria bem simples, se ali do outro lado não tivesse um outro campeão para atrapalhar. É óbvio que ele não irá ficar parado olhando você bater na torre. Se ele ver que você está chegando perto de ataca-la muito provavelmente irá lhe atacar para te fazer afastar dela. E se você pensa que então é só atacar ele, matá-lo e depois levar a torre, é aí que você se engana. Quando você dá dano a um inimigo dentro da área de alcance de uma torre, ela para de atacar seus minions para atacar a você! E vale ressaltar que é quando você dá dano, mesmo sem diretamente atacar. Como assim? Digamos que você utilizou um ataque que dá DOT (Damage Over Time - Dano Por Turno) fora da área da torre, mas seu inimigo fica próximo a torre, e você avança para o alcance dela, quando o dano for ativado, a torre irá lhe atacar automaticamente. Por isso, se liga e fique esperto.

Uma coisa importante a ressaltar aqui é que apesar de levar torres ser essencial numa partida, tudo deve ser bem programado. Nunca avance sua lane deixando o caminho de trás aberto para você levar um gank. Um gank é nada mais nada menos que uma oportunidade de ataque do time adversário em que dois ou mais campeões se juntam para lhe atacar. Se você avançar na sua lane sem pensar em como irá voltar para sua própria torre, você morrerá facilmente e terá dado ouro e experiência de graça para seus inimigos. Então pense bem antes de ficar desesperado batendo na torre, doido para derruba-la.

Inibidor [Inhibitor] - Inibidores são seus aliados. São espécies de estruturas que não atacam, mas após derrubadas podem ressurgir (diferente das outras torres). Os Inibidores ficam posicionados próximo ao Nexus e as torres principais de seu inimigo ou de seu próprio campo. Seu HP (Hit Points - Pontos de Vida) é relativamente alto e por isso são geralmente derrubados por dois ou mais campeões (devido ao fato também da facilidade que um adversário teria de alcança-lo em uma tentativa de fuga). Ao derrubar um Inibidor os minions daquela Lane passam a ter dois Super Minions por cada wave. Lembrando que Super Minions podem machucar de verdade um campeão do inimigo, portanto ter Super Minions para levar o Nexus e as torres principais do inimigo é muito mais que uma mera vantagem. É uma estratégia. Além de ganhar seus Super Minions, você só poderá levar a Nexus dos inimigos se ao menos um Inibidor estiver derrubado. A dica sobre Inibidores que deixo é de que apenas tente levar uma quando você puder levar e sair de lá sem morrer.

Nexus [Nexus] - Este é seu objetivo. O objetivo principal do jogo é derrubar justamente esta construção aqui. Ela não possui defesa e tem a maior quantia de HP entre as três mencionadas. Na verdade possuí o HP 3 vezes maior que uma torre, mas não possuía defesa contra ataques físicos ou mágicos. Todo Nexus fica invulnerável enquanto suas torres de defesa ainda estiverem em pé, ou se todos os inibidores estiverem ativos também. Ao derrubar o Nexus você e seu time ganham o jogo. Derrubar esta estrutura não será a coisa mais difícil do jogo, a parte mais difícil mesmo é chegar até ela com seu time ainda contendo campeões vivos o suficiente para derruba-la. Lembre que até chegar lá você terá de derrubar torres, passar por vários team fights (brigas de times, que são os momentos em que os campeões lutam entre si em batalhas com dois ou mais de cada time) e inúmeras situações.

Vale ressaltar que a informação aqui passeada ficou baseada no estilo de jogo 5X5, famoso Summoner's Rift. Caso você tenha curiosidade sobre os outros três estilos do jogo: 3x3 (Twisted Treeline), 5x5 Dominion (Estilo capture as bases e segure as o máximo de tempo possível) ou Proving Grounds (Mapa Custom, apenas para diversão, de apenas uma lane), sugiro que experimente estes três diferentes tipos de jogo, ou espero futuros posts específicos sobre estes estilos.

Bom, o básico, bem básico o jogo. Agora vamos falar um pouco mais afundo em futuros posts sobre as outras funcionalidades e qualidades deste viciante e deslumbrante jogo. Abraços e até o próximo post!

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